“O amor não é, primacialmente, uma relação para com uma pessoa específica; é uma orientação de caráter, que determina a relação de alguém para com o mundo todo, e não para com um “objeto” de amor.” – Erich Fromm
Quem você ama? Sua família? Seus amigos?
Quem você odeia? Os políticos? Os pedófilos?
Você é uma pessoa violenta?
Você tem tomado posicionamentos violentos?
Redução da Maioridade Penal; Posicionamentos políticos; Ideologia de Gênero; Casamento Homoafetivo; Crise humanitária no Oriente e muitos outros temas que pipocam em sua rede social preferida, têm levado você a repetir com os discípulos: – Devemos usar as espadas? Ou você tem cortado orelhas, como Pedro?
Em toda a história do cristianismo, tem sido difícil entender que o Reino de Deus inaugurado por Cristo é um Reino Espiritual que não se instaurará de modo concreto até que Jesus venha novamente. Muitas vezes, assim como os doze discípulos, nós queremos ver o Reino instaurado no nosso presente século, mesmo que para isso seja preciso a espada. Queremos ver nossa crença, nossa fé institucionalizada na sociedade e no Estado, ignorando o fato de que este desejo é o mais maligno de todos. No Brasil de hoje, alguns “cristãos” defendem a violência contra homossexuais. Defendem a violência como caminho para a purificação das massas, como se fossem eles os Novos Cruzados da Igreja Cristã, ignorando que este caminho é a nascente de todas as grandes distorções da fé cristã através da história. Queremos instaurar um reino cristão, concreto, temporal e mundano, quando Jesus nos informa, de modo claro, que seu Reino é Espiritual, Atemporal e Divino.
– Basta! – Jesus continua respondendo.
Como discípulos Dele, fomos chamados para curar orelhas, mãos, pés, mentes e corações.
Tomo a liberdade de converter a frase do psicanalista Erich Fromm, que não era cristão, mas entendeu melhor do que muitos cristãos, o que é o amor:
O amor do Cristão não é, primacialmente, uma relação para com uma pessoa ou grupo específico; é uma transformação do caráter, conforme o caráter de Cristo.
Antes de Cristo, a espada. Com Cristo, a lanterna, pois:
Muito oportuno!! É necessário amar mais tudo (e com todos os frutos do espírito: alegria, paz, bondade, fidelidade, longanimidade, benignidade, mansidão e domínio próprio): a Deus, a todas as pessoas, sem exceção, a natureza.