C”est la vie”…
Frase pequena que desperta inspiração para muitas músicas… E o interessante que, sendo francesa, atravessou várias fronteiras e tornou-se um “esperanto”, pois é usada por pessoas do mundo inteiro.
Mas… qual seria o verdadeiro significado desta expressão tão usada?
Um conformismo?
Uma constatação racional dos fatos ou um sádico consentimento dos acontecimentos?
Pelo dicionário, é uma frase que indica um conformismo: “A vida é assim.”
Sim. Porém, longe de ser só um conformismo, esta minúscula sentença, não é categórica, mas carrega em si o sentimento de quem a expressa.
“C’est la vie”, como conformismo, é a afirmação de uma mente e um coração que, ao constatar um fato que os atingiu, não têm coragem de reagir e tentar mudar a circunstância. Sofre, mas aceita como uma fatalidade e pronto.
A constatação racional sai de um coração indiferente, com ausência de sentimentos, sem se importar com as consequências dos fatos e sem que algo o afete. Acontece… é assim mesmo… normal…
Quando o rancor, o sentimento nutrido de vingança alimenta a alma, esta expressão pode-se tornar um consentimento, uma aprovação sádica do pior acontecido.
Mas… “c’est la vie”- “é a vida” ou ” a vida é assim” – também pode ser uma demonstração otimista pelo o que a Vida, em si, representa: uma exaltação à exuberância de tudo o que é fôlego, natureza, pulsação ou tudo o que demonstra a criação artística e amorosa de um Ser Maior.
Sentir, sofrer, amar, chorar, rezar, cantar e … viver!!
Olhar uma flor, olhar o mar, um entardecer, uma criança e declarar: “Cest la Vie!”
Gonzaguinha, com sua poesia, declarou sua admiração pela vida através destes versos:
Me siga no Instagram para não perder conteúdo: https://www.instagram.com/lucaspedro