Por coincidência, alguns dias depois, lá estava eu no lançamento de um livro do Rubem Alves; ex-pastor, ex-teólogo, hoje, ateu, escritor e psicanalista. Sendo sabatinado por jornalistas, um deles mandou a pergunta: “Rubem, você acredita em Deus?” O especialista em metáforas respondeu: “Acredito que Deus seja um bolso, cada um tem o seu, cada um coloca nele as características e valores que deseja. Portanto, se eu disser que acredito em Deus, você vai achar que eu acredito no seu bolso e no que nele está contido.”
Ambos, Afonso e Rubem, desistiram do deus ortodoxo, por refletir, estudar, pensar e repensar, resolveram ficar entre o preto e o branco, estão exatamente onde fica o sinal de interrogação. No bolso deles imagino uma série de papéis rasgados, cada um contendo um questionamento sincero sobre o próprio Deus, porém, sobre todos estes papéis, um bem maior, contendo um anseio imenso de que o mesmo Deus realmente exista.
Mas e no meu bolso? O que há nele?
Ainda o Deus bíblico, não o bonzinho “cara lá de cima” da apresentadora Xuxa, mas o complexo Deus dos Hebreus, de Abraão, Isaque e Jacó. Devo afirmar que não é nada fácil crer no Deus que endureceu o coração de Faraó para então assassinar todos primogênitos do Egito. Sim, creio no Deus que ordenou ao exército de Israel, mais de uma vez: Mate todos! Homens, mulheres, crianças e até animais. Fé por vontade de crer, por desejo de tatear no escuro e enfim encontrar. Afinal, hoje vemos em partes com a esperança de um dia vermos face-a-face.
E no seu bolso, o que há?
Porque Deus quis que o não conhecêssemos,
Por isso se nos não mostrou…
Como os regatos e as árvores,
E Deus amar-nos-á fazendo de nós
Belos como as árvores e os regatos,
E dar-nos-á verdor na sua primavera,
E um rio aonde ir ter quando acabemos!…”
de Rebanhos”.
É… Lucas
O meu comentário é que: eu creio no Deus da Bíblia, com todos os questionamentos que houver qto aos seus mandos e ações. E mais: creio q Ele é um Deus pessoal, e que tudo q acontece em nossas vidas é supervisionado por Ele, e tenho provas na minha vida disso.
Ninguém ainda conseguiu me convencer do contrário, graças a Ele também.
Que Ele seja louvado sempre!
E este meu credo é sem pretensão ou orgulho nenhum. Ele merece toda nossa crença e louvor.
bjs
mami